segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Cannes 50 Anos - Garrincha, Alegria do Povo


07/11/2012, Quarta-feira - Horário 19:30



















Longa-metragem / Sonoro / Documentário
Duração: 58min
Ano: 1962
País: Brasil
Gênero: Documentário

Direção: Joaquim Pedro de Andrade
Produção: Luiz Carlos Barreto
                  Armando Nogueira
Roteiro: Luiz Carlos Barreto
               Mário Carneiro
               Joaquim Pedro de Andrade
               David Neves
               Armando Nogueira
Música: Carlos Lyra
               Severino Silva
Direção de Fotografia: Mário Carneiro
Montagem: Joaquim Pedro de Andrade
                     Nello Melli

Fonte: IMDB e WIKI

          O filme alterna imagens de Garrincha em ação no Botafogo e na Seleção Brasileira, com algumas cenas do cotidiano, a rotina de treinos no Botafogo e a preparação do time para entrar em campo (com aparições dos jogadores da época, como Zagallo, Jairzinho e o goleiro Manga). Garrincha aparece comprando discos na cidade do Rio e depois dançando ao som deles com algumas das suas sete filhas na época ou passeando na sua terra natal, em Pau Grande, distrito de Magé (RJ). Acompanhando as imagens, o narrador Heron Domingues conta fatos sobre a vida do jogador, como o dele morar em uma casa cedida pela industria de tecidos no qual Garrincha e toda a comunidade de Pau-Grande trabalhara ou trabalha. Garrincha é descrito como tendo sido um mau operário, que conseguia dormir mesmo com o barulho das máquinas, mas que não era despedido porque nos fins-de-semana era o destaque nos jogos do time de futebol da fábrica. A narração enfatiza também a história de que Garrincha só soube que suas pernas eram tortas ao ler sobre isso nos jornais. Com rápidos depoimentos de Garrincha sobre a fama que conquistou, e do médico que descreve a anormalidade no seu joelho, o grande destaque do documentário são as cenas clássicas do craque em campo, seus dribles desconcertantes e seus belos gols defendendo o Botafogo e a Seleção Brasileira de Futebol.


Saiba Mais Sobre o Filme, AQUI e AQUI


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